terça-feira, 17 de abril de 2012


MERCIA DE CASTRO LEITE FERRIANI


Ler os depoimentos apresentados na atividade 1 me fez lembrar momentos importantes de minha infância que com certeza me fizeram leitora e por que não professora? Minha avó, que morava conosco na época, também contava histórias encantadas quase que todas as noites. Sentávamos, eu e minhas quatro irmãs, na cama da vovó e ouvíamos as histórias de reis e rainhas, de guerra e paz, de animais com poderes e de meninos e meninas pobres e ricos. Éramos curiosas e vovó sempre deixava o final para o próximo dia. Perguntávamos como ela sabia tantas histórias e ela sempre respondia que as histórias moravam nos livros. Acho que esses momentos prazerosos foi minha primeira experiência de leitura. Metaforicamente eu lia as histórias que minha avó contava. Uma segunda experiência, foi quando estava no primeiro ano escolar, no início da alfabetização e no mês de outubro ocorria a festa do Livro, data em que todos os alunos do 1º ano ganhavam um livro de histórias. Era nosso primeiro livro. Nesta festa eu fiz minha primeira leitura para um público de muitos alunos e seus professores. Como professora alfabetizadora que fui, lembro um aluno que, de repente, começou a ler e inesperadamente começou a bater palmas num contentamento imenso porque estava lendo. Penso que os momentos mágicos e principalmente os momentos de sucessos são incentivos para aprender cada vez mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário