quarta-feira, 16 de maio de 2012


 

Depoimento Final


Estamos na etapa final do nosso curso Leitura e Escrita em Contexto Digital, promovido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.  Temos como tarefa a produção de um relato reflexivo no qual apresentaremos as principais contribuições  adquiridas no trabalho com a leitura e escrita, mediante o uso consciente das novas tecnologias. Vale ressaltar que mesmo diante de um ambiente totalmente virtual, conseguimos potencializar diversas ações no grupo, partilhar do trabalho cooperativo e socializar saberes que nos permitirão intervir de forma mais efetiva na construção do conhecimento. 

Olá Andréa e colegas cursistas, é um imenso prazer chegar na etapa final do nosso curso  de formação, ou melhor, desse espaço de reflexão, conhecimento, troca de experiências e aperfeiçoamento profissional que pude vivenciar num espaço tão curto de tempo. Sem dúvida, as questões relacionadas à leitura e escrita abordadas a cada módulo; assim como as ações desenvolvidas por cada colega no trabalho com a leitura,  apontaram novas alternativas de inserir as tecnologias às praticas sociais do letramento. Consegui perceber que o espaço digital, seja por meio do hipertexto, dos links e também das redes sociais, oferecem novas oportunidades do nosso aluno ver e entender o mundo. Sou professora de Língua Portuguesa, mas acredito que a presença de colegas das diferentes áreas do conhecimento, enriqueceu a minha prática pedagógica, me fazendo repensar ainda mais na necessidade de aperfeiçoar o trabalho coletivo, através  dos projetos de ensino.  Uma vez que os mesmos  incentivam a aprendizagem colaborativa e a construção do conhecimento. É indiscutível que o momento mais desafiador da minha trajetória, foi a construção do Blog. Como diz a teoria de Piaget, saí do meu estado de acomodação e entrei em desiquilíbrio, porém o resultado foi muito gratificante. Com o apoio e orientação dos colegas, consegui interagir no ambiente. Por isso, acho devemos continuar com o nosso Blog, é um espaço muito rico que temos para continuar nos comunicando, relatando experiências de nossa prática educativa, incentivando a leitura de nossos internautas e, até mesmo transformá-lo numa ferramenta de intervenção pedagógica junto aos nossos alunos. Um abraço a todos!
Cursista Edjane Cândido de Souza


 


Depoimento Final

Gostei de participar deste curso. Já fiz vários cursos, mas posso afirmar que esse foi diferente, um ajudando o outro como podia, visto que ninguém de nos sabia fazer o blog, mas com muita vontade e garra foi feito, bem feito ou mal feito, foi com vontade de aprender que o nosso grupo se dedicou, acho que é pelo fato do curso ser voltado para a leitura e escrita, que o pessoal se dedicou a fazer o melhor de cada um, a minha área não requer muitas escritas e leituras, mas estamos na luta é para lutar, a minha área é educação física, mas gosto de leituras. Foi muito bom participar desse grupo de colegas, aprendi muito e me diverti também.Um abraço a todos os cursistas, e minhas colegas de grupo. Um abraço a todos .
Cursista Pedro Rodrigues Mendes



RELATO REFLEXIVO

Quando fui convidada para participar deste curso fiquei, no momento, muito apreensiva e preocupada, pois diante de tantas responsabilidades diárias, não sabia se o realizaria com afinco.

De início, estranhei um pouco, não conseguia entender como lidar com o programa e formato do curso, mas logo, fui me adaptando e me interessando por ele e confesso que gostei muito.

No delongo, adorei estar na posição de aluna novamente, onde pude sonhar um pouco e inventar uma conversa telefônica seguindo o roteiro proposto no módulo 3; participar de um grupo ativo e comprometido, onde coletivamente criamos um blog, que exigiu um envolvimento mútuo e ainda, me fez refletir sobre minha prática pedagógica.

Portanto, levo comigo um "novo olhar" quanto a competência leitora e escrita dos alunos, o contexto digital como meio de propiciar o ensino/aprendizagem. Além de sinalizar a interação e envolvimento entre os participantes do mesmo.
Cursista Marisa Coelho Liberato


Nenhum comentário:

Postar um comentário