sábado, 12 de maio de 2012

Esse depoimento faz parte do forum do grupo 4

Ler é melhor que estudar


Pena que isso hoje não seja uma realidade dentro da vida escolar dos nossos alunos, pois não há por parte dos mesmos o menor envolvimento com a leitura, é de doer no coração a quantidade de alunos que retira livros da biblioteca e devolve sem sequer os abrir.
A leitura deixou há muito de fazer parte da vida escolar, pois no mundo virtual do século XXI a juventude que compõe a classe estudantil, pelo menos nas escolas estaduais está muito mais afeita a ouvir e digitar frases num idioma as vezes ininteligível na internet.
Um idioma que muitas vezes se torna incapaz de ser traduzido numa linguagem usual e isso torna quase impossível o dialogo, e o que é pior afasta ainda mais as gerações.
Ler sem duvida nenhuma é bem melhor que estudar, pois através da leitura é que aprendemos novas palavras, enriquecemos nosso idioma, descobrimos novos mundos e fazemos novos amigos, nos tornamos enfim parte do mundo que a literatura nos oferta.
Mas, o que se nota nas salas de aula é uma total falta de vontade, de curiosidade, como se não houvesse mais vontade de aprender...
Talvez seja a oferta educacional que tenha deixado de olhar esse aspecto tão importante do aprendizado e foi formando ao longo dos tempos gerações que perderam o hábito de ler e de se envolver com os fatos narrados.
Até os jornais nos dias de hoje parece que vêm resumidos, trazendo as noticias do cotidiano de forma truncada como se já soubessem que os leitores não estão afim de saber das coisas.
A falta de envolvimento com a leitura se nota justamente num contexto tão virtual onde se tem acesso pela internet de tanto material gratuito que poderia e deveria enriquecer o mundo e a vida das pessoas, mas infelizmente ainda se busca mais o falso lazer, o falso conhecimento que as obras que poderiam sim trazer mais riqueza, mais saber...
Ler é melhor que estudar sim, mas estudar e ler é algo que fará parte da vida do ser humano muito além da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário