segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato Reflexivo
Ao final deste curso constatei que os objetivos  propostos foram atingidos uma vez que as atividades realizadas proporcionaram-me conhecimentos mais específicos sobre leitura e produção de textos, e quanto é importante para os professores dominarem estes conteúdos, independentemente da sua área de atuação e quanto todos podem contribuir para que o aluno adquira as competências leitora e escritora para que possa realmente participar das práticas sociais e portanto da cidadania. Conhecer os gêneros textuais, seus elementos constituintes: conteúdo temático, forma composicional, estilo e como é fundamental aplicar as estratégias de leitura para motivar e conduzir a leitura dos alunos para que eles possam compreender  o sentido do texto que muitas vezes vai além das informações explícitas, e também compreender que toda atividade de leitura tem objetivos claros que devem ser ativados para ajudar os alunos na organização e nos procedimentos necessários que lhe facilitarão a compreensão.
Todo o processo foi um desafio que me impelia a aprender os conteúdos e praticá-los através da interação com os demais cursistas do grupo. Foram momentos, às vezes, complicados e preocupantes porque não é tão simples realizar a tarefa coletiva que depende da participação pronta e rápida de todos os integrantes do grupo quando o seu tempo não é o mesmo que o do grupo, mas com alguns atrasos, no final tudo deu certo porque a colaboração dos colegas foi fundamental. O importante é perceber que durante o curso todos foram construindo seu conhecimento e praticando colaborativamente leitura e escrita no contexto digital . Fomos assim, leitores ativos e sem dúvida nenhuma praticamos o uso da linguagem escrita para construir a interação tão necessária para nosso aprendizado através das atividades digitais.  Por tudo que aprendi agradeço aos colegas do curso e especialmente à nossa tutora Andréa. Abraços a todos.
Cursista Mércia C. L. Ferriani


Nenhum comentário:

Postar um comentário