quarta-feira, 16 de maio de 2012


EDJANE CANDIDO DE SOUZA

O fascinante mundo dos livros ..
É com muita emoção que resgato em minhas memórias, esse contato tão prazeroso e mágico que tive com os heróis e princesas, animais falantes e seres fantásticos encontrados nas mais diversas histórias que apreciei na minha infância. Me lembro que desde pequena, fui estimulada por minha mãe e minhas tias a ouvir e contar histórias. Além dos livrinhos que ganhava, também recebia as histórias em áudio e, no momento que estava sozinha também podia apreciá-las. Já estava alfabetizada quando fui para escola e, percebia que para muitos coleguinhas ler era uma verdadeira tortura, pois a professora utilizava aquele momento como um castigo por alguma tarefa não realizada. Me lembro que ao final do 1º ano, fui presenteada pela professora com um belíssimo livro de contos que guardo até hoje. O gosto pela leitura e escrita se intensificou ao longo da minha vida escolar, com o incentivo de professores maravilhosos que não somente contavam, mas davam vida e sentido as histórias lidas, contribuindo para que me tornasse uma frequentadora assídua das bibliotecas e livraria. Enfim, quando estava no ensino médio já havia lido livros de Karl Marx, José Saramago, Machado de Assis, Rubens Alves dentre outros. Hoje, acredito que tenho conseguido despertar nos meus alunos, ou melhor, desvelar um pouco desse mundo fascinante presente nas histórias lidas e, apesar de muitos atrativos estarem presentes em seu cotidiano; a leitura seja ela escrita ou digital, continua sendo ainda muito atrativa e relevante em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário